A imagem do negro e a precarização no ensino de sociologia da rede pública do município de Paranaíba/MS

Autores

  • Alexandre de Castro

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.05.p55

Palavras-chave:

Educação, Negro, Livro didático, Socialização

Resumo

Neste trabalho buscamos destacar dois pontos fundamentais do desenvolvimento de uma pesquisa com relação à imagem da etnia negra no ensino da disciplina de Sociologia nas escolas Municipais e Estaduais de Paranaíba/MS. Mediante revisão bibliográfica buscamos apresentar a contribuição e o papel do livro didático para formação da imagem da etnia negra, imagem esta reproduzida no interior das escolas pelo processo de socialização descrito por Èmile Durkheim e, em segundo lugar, o perfil do educador encarregado desta socialização. Levantamento realizado nas Escolas apontam resultados de um perfil não adequado dos profissionais encarregados da transmissão deste conhecimento nas escolas Estaduais do Município; quanto a análise dos livros didáticos é reveladora a quase completa ausência da etnia negra como atores da formação da história e cultura brasileiras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre de Castro

Doutorando, 2018, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marília. Docente do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Castro, A. de. (2018). A imagem do negro e a precarização no ensino de sociologia da rede pública do município de Paranaíba/MS. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 4(1), 55–64. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2018.v4.n1.05.p55

Edição

Seção

Artigos do Dossiê