POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Ana Maria Falcão FILGUEIRA
  • Vânia de Fátima MARTINO

DOI:

https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n1.04.p63

Palavras-chave:

Políticas Públicas, PIBID, Parfor, Obeduc, Prodocência

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação e implementado pela CAPES/FNDE com a finalidade de valorizar o magistério e aproximar os estudantes ainda na graduação com o ambiente escolar. O projeto foi instituído na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL), no ano de 2012, com a proposta de seis subprojetos de licenciaturas: Matemática, Pedagogia, Ciências, Letras, História, e a inclusão do interdisciplinar que é composto por alunos de Pedagogia e História. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de ensino de Ciências realizado pelos bolsistas participantes do Programa abordando de forma ampla a temática da formação dos professores e sua relação direta com as políticas públicas educacionais no Brasil. Desta forma, este trabalho perpassará, de forma sucinta por programas instituídos pela Nova Capes, Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Programa Observatório da Educação (Obeduc) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que oferecem formação inicial e continuada aos professores da educação básica. O intuito não é de relatar experiências vivenciadas através destes programas, mas sim evidenciar a relevância que têm para a formação e capacitação de professores. Tanto o relato quanto a abordagem do tema levou em consideração que as políticas públicas para formação de professores devem atingir o interesse das universidades, para que estas promovam parcerias com as escolas.

Submissão: 2016-03-03

Aceite: 2016- 08-28

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Falcão FILGUEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas -
UNESP-FRANCA-SP. falcaofilgueira@bol.com.br

Vânia de Fátima MARTINO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de História, Direito e Serviço Social
de Franca, Departamento de Educação Ciências Sociais e Política Internacional. Vice- coordenadora e
orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas
Públicas (Mestrado Profissional) da FCHS- UNESP de Franca e professora assistente doutor junto ao
curso de História, responsável pelas disciplinas de História da Educação e Didática.
vaniamartino@uol.com.br

Downloads

Publicado

2016-10-18

Como Citar

FILGUEIRA, A. M. F., & MARTINO, V. de F. (2016). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 2(1), 63–77. https://doi.org/10.33027/2447-780X.2016.v2.n1.04.p63

Edição

Seção

Artigos do Dossiê