Dossiê temático: "Capitalismo e racismo: a práxis negra"

2020-07-28
Chamada de trabalhos para o dossiê temático: "Capitalismo e racismo: a práxis negra" Edição Especial |Volume 1| da Revista Fim do Mundo - 2020

Equipe Editorial do Dossiê Temático
Layza da Rocha Soares (UFF/RJ); Márcio Farias (PUC/SP); Silvio de Almeida (FGV/SP).

Ementa
A Edição Especial da Revista Fim do Mundo tem como objetivo geral debater o racismo contra as populações negras em sua dimensão estrutural, considerando a particularidade de diferentes momentos históricos.
Mais do que descrever a lógica do racismo, convidamos contribuições que discutam suas determinações materiais, sua constituição ideológica, política, jurídica e econômica. Que apreendam suas especificidades através da relação entre as formas sociais (política, jurídica, mercadoria, valor...) e formações sociais específicas (diferentes histórias, populações, culturas).
A Revista Fim do Mundo considera que a análise das determinações raciais permite ao marxismo cumprir seu papel de tornar inteligíveis as relações sociais históricas em suas determinações sociais mais concretas. Uma vez que o racismo é uma relação social – ou seja, dotado de materialidade e historicidade - que se estrutura política e economicamente. É um elemento constitutivo e estrutural dos estados contemporâneos.
Do colonialismo que dividiu brutalmente a África, apoiado no racismo científico, até os movimentos xenófobos, nacionalistas e racistas de grande repercussão da atualidade, a compreensão do racismo se mostra fundamental para entender as determinações materiais mais evidentes dos processos políticos e econômicos e, especialmente, a nossa particularidade histórica, o Brasil.
Portanto, este volume se propõe a ser um esforço coletivo de intelectuais, pesquisadores e militantes, com o intuito de construir um escopo multidisciplinar que, lastreado por distintas perspectivas do pensamento marxista, disponibilize ao grande público contribuições que qualifiquem o enfrentamento ao racismo.
Em suma, este projeto editorial se efetiva com a finalidade de enriquecer o debate em torno do marxismo, o qual permite uma compreensão cientifica da questão racial, que certamente é relevante para o pensamento antirracista contemporâneo, para entender o mundo e transformá-lo.

Prazo para submissão: 15/10/2020

Previsão de publicação: novembro de 2020.

Diretrizes para autores