SOCIEDADE CIVIL EM GRAMSCI

Autores

  • Joseph A. Buttgieg
  • Ana Saggioro Garcia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • João Pedro Silva-Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2020.v5n6.p157-187

Palavras-chave:

Sociedade Civil. Gramsci.

Resumo

A análise de Antonio Gramsci sobre a sociedade civil, bem como seu estudo do papel dos intelectuais na sociedade e o conceito de hegemonia, foram, há muito, reconhecidos como uma das mais originais e importantes características de sua teoria política em Cadernos do Cárcere. Estudiosos debateram extensamente as diferenças e semelhanças entre os conceitos de sociedade civil de Hegel e de Gramsci, se estes representariam um significativo afastamento do pensamento marxista tradicional e o lugar que ocupam (ou deveriam ocupar) na história da filosofia política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Saggioro Garcia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A autora agradece ao professor Esteve Morera (York University, Canadá), com quem aprendeu a ler Gramsci e através de quem foi apresentada aos textos de Joseph Buttigieg; agradece também a professora Regina Bruno (CPDA/UFRRJ) pelas aulas conjuntas e revisão atenciosa desta tradução.

João Pedro Silva-Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

Buttgieg, J. A., Garcia, A. S., & Silva-Santos, J. P. (2020). SOCIEDADE CIVIL EM GRAMSCI. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 5(6), 157–187. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2020.v5n6.p157-187

Edição

Seção

Tradução

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.