A TRAGÉDIA E A FARSA

A ASCENSÃO DAS DIREITAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

  • Letícia Fiera Universidade Federal de Santa Catarina UFSC/SC
  • Renata L. B. Flores Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Palavras-chave: Direitas. Brasil contemporâneo. Hegemonia, Intelectuais orgânicos

Resumo

Parte da Coleção Emergências, iniciativa da Editora Expressão Popular junto à Fundação Rosa Luxemburgo, A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo, de Flávio H. C. Casimiro, apresenta um detalhado inventário da atuação das diversas frações da burguesia por meio de seus Aparelhos Privados de Hegemonia (APH). Com riqueza de dados, traz à luz intelectuais orgânicos, demonstra interconexões entre estes e seus aparatos de atuação política e não deixa dúvidas quanto ao projeto de classe comprometido com a acumulação capitalista que deu lugar à ascensão da parcela mais conservadora que se vê hoje representada na presidência da República. 

Recebido em 25 de maio de 2020
Aceito em 20 de junho de 2020
Editado em julho de 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Fiera, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC/SC

Dra. em Sociologia Política pela UFSC. Realiza estágio pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC/SC. Pesquisadora do Grupo de Investigação em Políticas Educacionais (GIPE-MARX).

Renata L. B. Flores, Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Pesquisadora do Grupo de Investigação em Políticas Educacionais (GIPE-MARX) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (ColeMarx). Professora de Séries Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Publicado
2020-07-22
Seção
Resenhas